A Educação Infantil tem por finalidade o desenvolvimento integral da criança até cinco anos de idade, proporcionando condições adequadas para promover o bem-estar, o desenvolvimento físico, afetivo, psicológico, intelectual e social da criança, complementando a ação da família e da comunidade, e ampliando suas experiências e conhecimento de mundo.

As Instituições Educacionais Vicentinas adotam os seguintes princípios orientadores de suas ações pedagógicasna Educação Infantil:

• Princípios éticos: valorização da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades;
  • Princípios políticos: dos direitos de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática;
  • Princípios estéticos: valorização da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da diversidade de manifestações artísticas e culturais.

Os educandos e educandas recebidos na Educação Infantil, por conseguinte, devem sentir-se acolhidos, amparados e respeitados pela instituição e pelos/as Educadores/as Vicentinos/as, com base nos princípios da individualidade, igualdade, liberdade, diversidade e pluralidade.

Dadas as particularidades do desenvolvimento da criança de 0 a 5 anos, a Educação Infantil cumpre as funções indispensáveis e indissociáveis de EDUCAR E CUIDAR.

A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica. No colégio Vicentino Incomar, ofertamos atendimento em jornada integral ou parcial, sendo dividido em:

Creche

Berçário A

Berçário B

Berçário C

Maternal I

Maternal II

Pré Escola

Pré I

Pré II

O cuidar e o educar como funções básicas da Educação Infantil

Cuidar e educar significa acolher, interagir, criar vínculos, construindo a identidade e autonomia das crianças através da promoção de contextos educativos de qualidade nos quais as crianças possam crescer e desenvolver-se de maneira integral e integrada.

Para isto, buscamos a dedicação envolvente e contagiante, o compromisso ético e técnico e a habilidade sensível e renovada de suporte à criança e a família na rota de construção de sua autonomia.

Acreditamos que é preciso desenvolver a criança para desenvolver a sociedade.​

O cuidado não abafa, não tutela, mas liberta.

Maternal I

As atividades desenvolvidas com os estudantes do Maternal I são de grande importância, pois trabalhamos com o desenvolvimento cognitivo e emocional.

O nosso principal objetivo é transformar simples brincadeiras em conhecimento.

Os conteúdos que desenvolvemos com os estudantes são: socialização, esquema corporal, alimentação, animais, formas geométricas, cores, contos clássicos, exposições e apresentações artísticas. Sempre explorando os eixos (matemática, música, linguagem oral, identidade e autonomia, natureza e sociedade e movimento).

Os estudantes obtêm assimilação e compreensão através de aulas lúdicas com materiais concretos, trocas de experiências e acompanhamento dos familiares e coordenação escolar.

Maternal II

O maternal II tem como principal objetivo proporcionar às crianças aprendizagens a partir do lúdico. Através de atividades práticas como brincadeiras, jogos, músicas, histórias, a criança interage e passa a relacionar-se com o mundo, buscando a superação de desafios e permitindo assim a construção da sua identidade e favorecendo a autonomia.

Neste contexto busca-se integrar a prática com conteúdos da realidade, tendo material didático como suporte no desenvolvimento das atividades.

Contudo a criança compreende sua diversidade representando e registrando o que acontece ao seu redor.

Pré I

O trabalho desenvolvido no Pré I tem como objetivo proporcionar condições para o desenvolvimento infantil, contribuindo para que o estudante construa uma auto-imagem positiva a partir da descoberta de si, do outro e do espaço de convivência. Estimular o interesse da criança pelo processo de transformação da natureza e pela dinâmica da vida social.

No decorrer do ano é utilizado com os estudantes como referencial teórico o material didático que abrange todos os eixos da educação infantil. Além do uso do material, são também desenvolvidas atividades complementares e extraclasses como: brinquedoteca, biblioteca, areia, parquinho, informática, educação física e musicalização.

Pré II

O lúdico nesta faixa etária é essencial, pois incentiva e aprimora a aprendizagem desenvolvendo assim uma pré-alfabetização.

Os estudantes possuem grande habilidade corporal apresentando um bom domínio das atividades motoras. Por esse motivo é trabalhado no Pré II jogos e brincadeiras em equipe, estipulando regras para um bom convívio em grupo, bem como sua independência nas atividades cotidianas.

Os conteúdos desenvolvidos são organizados por eixos: identidade e autonomia, matemática, linguagem oral e escrita, movimento, música, arte, natureza e sociedade.

Ensino Integral

O Brasil tem muito a aprender com os países que hoje são modelo em educação. Aos poucos, no entanto, esta realidade começa a mudar. A opção do período integral significa um alívio para os pais, que cada vez mais precisam trabalhar o dia todo e não conseguem dar o suporte que os filhos precisam para serem bem sucedidos nos estudos.

Os alunos do integral são privilegiados. Contam com apoio pedagógico, orientação para tarefas e estudos e toda a estrutura do colégio (biblioteca, laboratórios de informática e ciências, quadras, parques e outros).

Vantagens do Ensino Integral

a)    Melhora o rendimento escolar.

b)    Libera os pais para o trabalho.

c)    Supre a necessidade de praticar esportes.

d)    Proporciona melhor aproveitamento do tempo ocioso.

e)    Afasta o risco social.

f)     Possibilita a orientação dos estudos e das tarefas.

g)    Oferece orientação nutricional.

h)    Melhora a convivência em família.

i)      Supre a carência de lazer, cultura e acesso à tecnologia.

j)      Desenvolve hábitos de higiene.