ENSINO INTEGRAL: mais tempo para brincar e aprender

brincar é aprendido pelas crianças através da interação social.

Na contemporaneidade as famílias são menores, com poucas visitas (primos, tios,...), as brincadeiras na rua são vistas como inseguras e ameaçadoras,  o aumento da participação da mulher no mercado de trabalho e a maior utilização de mídias eletrônicas favoreceu o fenômeno denominado SOLIDÃO LÚDICA, caracterizado pelo uso excessivo de brinquedos eletrônicos, a diminuição da capacidade de tolerância à frustração, a falta de vivências de fantasia e a baixa autonomia.

Desta forma, podemos concluir que CRIANÇA FELIZ BRINCA COM CRIANÇA. E o brincar é uma necessidade, pois proporciona momentos de prazer, divertimento, de se gastar energia, extravasar, fantasiar, imitar e especialmente, aprender.

Nos países desenvolvidos e nos grandes centros do Brasil, o ensino no período integral já está inserido na cultura educacional como a alternativa mais viável. E na atualidade, nos municípios do interior, percebemos a busca crescente por esta possibilidade. Somente no colégio Incomar contamos com mais de 130 crianças frequentando o período integral na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I  (Berçário - 4 meses -  até 5º ano ). E podemos assegurar: são crianças muito felizes.

BENEFÍCIOS DO ENSINO INTEGRAL

- Melhora o rendimento escolar.

- Libera os pais para o trabalho.

- Supre as necessidades de prática de esportes.

- Afasta o risco social.

- Oferece orientação nutricional.

- Desenvolve a autonomia.

ESTRUTURA DO ENSINO EM PERÍODO INTEGRAL

Berçário

Rotina de alimentação (frutas, almoço e janta), massagem Shantala e música. Brinquedoteca – Berçário C.

Maternal

Rotina de sono e alimentação (almoço e lanche vespertino), inglês, psicomotricidade, brinquedoteca, música, informática educativa e oficinas de artes, valores e sustentabilidade.

Pré I e II

Rotina de sono e alimentação (almoço e lanche vespertino), inglês, psicomotricidade, brinquedoteca, musica, informática educativa e oficinas de artes, valores e sustentabilidade e escolinha de futsal (opcional).

Fundamental

Rotina diária de estudo (tarefas, trabalhos, pesquisa e acompanhamento do rendimento escolar individualizado), sono e alimentação (almoço e lanche vespertino), inglês, educação física, escolinha de futsal (opcional), música, informática, biblioteca, xadrez e oficinas diversas (ciências, artes e outras).