Dicas de como estudar

ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS

Toda aula dada deve ser estudada e revisada em casa, garantindo assim, um estudo efetivo na aquisição de conhecimentos e evitando acúmulo de tarefas e ou atividades. A revisão dos conteúdos diários deve fazer parte da rotina escolar dos estudantes do Colégio Incomar. Estudar pouco, mas todos os dias!

Estudante: faça uma atividade de cada vez e pense no que está fazendo. Sugerimos um caderno para fazer resumo e revisão em casa. Revisar no mesmo horário; ler em voz alta; escrever aquilo que é importante; desligar aparelhos eletrônicos; estar em um ambiente calmo; fazer uma pausa (10 minutos) a cada meia hora de estudo, são dicas que ajudam e potencializam esse método. Assim, você estuda e aprende!

Essa organização permite a assimilação das matérias, proporcionando resultados significativos e positivos nas diversas formas de avaliação escolar e o mais importante, na real internalização dos conteúdos. Deixando para trás a ideia de “estudar para prova” e trocando por “estudar para aprender o conteúdo”.

A postura em sala de aula também é de suma importância: prestar atenção ao que o professor está falando; realizar as atividades solicitadas com capricho; não conversar em horário inapropriado (explicação do conteúdo), tirar as dúvidas. Todas as provas devem ser assinadas (independente da nota) e revisadas (de acordo com a orientação de cada professor).

O horário de dormir também é extremamente importante para o sucesso escolar, nesta fase em que se encontram os adolescentes, o tempo de sono (a noite e não durante a tarde) deve ser de no mínimo oito horas por noite. Outro fator importante do sono (a noite) é o fato de que, o que visto na aula e depois revisado em casa é fixado na memória de longo prazo, garantindo assim a aprendizagem.

Referências e indicações:

Para estudantes: APRENDENDO INTELIGÊNCIA – PIERLUIGI PIAZZI