Atividades Extras

ESCOLINHA FLA/INCOMAR

O Clube de Regatas Flamengo tem como objetivo formar cidadãos integrados na sociedade a partir do esporte, dentro das modalidades de futebol, futsal e futebol society, onde o clube tem uma história de conquistas e de grande sucesso. Surge então a parceria com o Colégio Vicentino Imaculado Coração de Maria, instituição que prima pela educação de forma integral e utiliza o esporte como instrumento complementar na educação de seus estudantes e agora da comunidade em geral.

OBJETIVOS

O projeto Escolinha Fla/Incomar traz alguns pilares de sustentação para que o mesmo possa agregar valores utilizando o esporte como ferramenta presente na educação na instituição e na sociedade, para tanto devemos desatracar:

• Valorizar a honestidade e lealdade, através da pratica do esporte;
  • Propiciar formação atlética e atividades físicas continuadas e estruturadas;
  • Desenvolver a união, o espírito de equipe, a formação e o treinamento de jovens esportistas;
  • Estabelecer regras dentro da escola de futsal para que o estudante possa se auto educar;
  • Estimular a convivência em grupo;
  • Atuar com responsabilidade social;
  • Promover a socialização;
  • Melhora cada vez mais o atendimento e corrigir deficiência, a fim de satisfazer nossos alunos, pais e colaboradores;
  • Construir uma marca sólida e de valor.

METODOLOGIA

A metodologia utilizada nas atividades da Escolinha Fla/Incomar variam de acordo com a faixa etária. A escolinha é aberta para estudantes (regularmente matriculados em uma instituição de ensino), de 4 a 17 anos e trabalha o futsal (todas as faixas etárias) e o futebol society (dos 9 aos 17 anos), as atividades compreendem exercícios físicos referentes a valências físicas voltadas ao futebol de maneira geral, bem como atividades de coordenação motora e velocidade, além de exercícios de força. Todas as atividades serão aplicadas e supervisionadas por um profissional de Educação Física regularizado no sistema CREF/CONFEF, e por um assistente (graduado e/ou graduando no curso). A metodologia não tem como objetivo principal a formação de atletas de alto rendimento, mas cidadãos dispostos à prática de exercícios, socialização e integração pelo esporte; não impedindo o surgimento de possíveis atletas com alta capacidade de rendimento. Estes após acompanhamento e avaliação dos profissionais envolvidos no projeto poderão ser encaminhados para avalições no Clube de regatas Flamengo no Rio de Janeiro.

FUTSAL

O futsal tem como objetivo aprimorar a prática esportiva, e oportunizar aos atletas de diversas faixas etárias o desenvolvimento da modalidade, através do intercâmbio esportivo e social, valorizando o caráter educativo e solidário.

Essa atividade se divide em várias categorias: mamadeira, fraldinha, pré-mirim, mirim, infantil, infanto e adulto. Além dos treinos, os estudantes/atletas participam dos campeonatos municipais,  regionais, estaduais e brasileiro.

HANDEBOL

Além de ser um dos esportes olímpico mais praticado nas escolas do Brasil, o Handebol coloca em pratica todo o prazer que um esporte sendo ele de alto nível ou com um trabalho com categorias de base, passando aos seus praticantes.

Há muitos anos o Colégio Incomar vem se destacando no Handebol a nível estadual, brasileiro e internacional principalmente nos últimos quatro anos, aonde consecutivamente atletas foram convocados para a seleção do Paraná e do Brasil. Tudo isso vem ressaltar a colaboração dos profissionais de Educação Física, a Coordenação e Direção do colégio Incomar.

VOLEIBOL

Voleibol: uma atividade física que proporciona lazer, saúde e qualidade de vida, buscando a integração entre os participantes por ser uma atividade coletiva, em que um depende do outro para jogar.

Venham participar!

BASQUETEBOL

Temos em nosso Colégio a atividade esportiva de basquetebol, feminino e masculino. Crianças e adolescentes que queiram iniciar a prática da modalidade podem fazer sua inscrição nos horários determinados. Já estudantes que praticam a modalidade há mais tempo e estão em níveis de treinamento mais elevado, participam de campeonatos organizados em todo o Paraná, como: Liga Oeste de Basquetebol, Campeonato Paranaense de Basquetebol, Jogos Colegiais do Estado do Paraná e Jogos da Juventude do Paraná.

Faça parte deste Projeto!

XADREZ

O xadrez é um fenômeno que vem atraindo milhares de adeptos ao longo da história.

Para alguns é arte, dada à beleza encerrada nas belas combinações existentes na atividade.

Para outros, Ciência, devido ao método de treinamento do xadrez ser semelhante ao processo de investigação científica, com a análise de inúmeras variantes.

E há muitos que consideram um jogo apenas.

A nível escolar o xadrez é um esporte que faz com que as crianças alcancem uma série de benefícios, entre eles aumento na capacidade lógico matemática (segundo a divisão proposta por Gardner) e na capacidade espacial. Além disso o Jogador de xadrez experimenta aumento em sua memória de curto e longo prazo.

Um dos maiores benefícios do xadrez é sem dúvida o fato de despertar no estudante o gosto pelos estudos, já que para evoluir no xadrez é requerido um bom nível de concentração e dedicação. O xadrez desperta ainda o gosto pelas línguas estrangeiras uma vez que boa parte da literatura encontra-se em outros idiomas.

Atividade Esportiva