A Educação Infantil nas Instituições Educativas Vicentinas tem por finalidade a formação integral da criança, proporcionando condições adequadas para promover seu desenvolvimento físico, emocional, cognitivo, social e espiritual. Esse processo complementa a ação da família e da comunidade, contribuindo na ampliação de suas experiências e conhecimentos sobre si e do mundo em que vive.

Assumimos como direitos de aprendizagem e desenvolvimento: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.

A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica. No colégio Vicentino Incomar, ofertamos atendimento em jornada integral ou parcial, sendo dividido em:

Creche

Berçário A

Berçário B

Berçário C

Maternal I

Maternal II

Pré Escola

Pré I

Pré II

O cuidar e o educar como funções básicas da Educação Infantil

Cuidar e educar significa acolher, interagir, criar vínculos, construindo a identidade e autonomia das crianças através da promoção de contextos educativos de qualidade nos quais as crianças possam crescer e desenvolver-se de maneira integral e integrada.

Para isto, buscamos a dedicação envolvente e contagiante, o compromisso ético e técnico e a habilidade sensível e renovada de suporte à criança e a família na rota de construção de sua autonomia.

Acreditamos que é preciso desenvolver a criança para desenvolver a sociedade.​

O cuidado não abafa, não tutela, mas liberta.

CRECHE

BERÇÁRIOS E MATERNAIS

Cada criança é respeitada para que seu desenvolvimento educacional seja pleno.

•  Acolhimento

O Colégio qualifica continuamente os profissionais que acolhem e cuidam dos bebês. Assim criamos os vínculos afetivos necessários para ajudar no desenvolvimento emocional da criança.

• Infraestrutura

O espaço da creche foi criado para proporcionar o bem-estar das crianças, proporcionando o conforto e o estímulo do desenvolvimento global da criança, respeitando as normas da Vigilância Sanitária.

• Segurança

A família estará segura quando sente que seu filho está sendo cuidado. Por isso o Colégio dispõe de monitoramento por câmeras durante todo o tempo que o bebê está conosco.

• Alimentação

Respeitamos as necessidades nutricionais de cada bebê para oferecer sempre os melhores e mais frescos alimentos. Nossa nutricionista orienta os profissionais responsáveis pela alimentação para que você tenha a segurança que seu filho cresça cada vez mais saudável.

• Cuidado

O colégio dispõe de posto de enfermagem para acompanhar a saúde do seu filho, observando atentamente as suas condições.

Pré I

O trabalho desenvolvido no Pré I tem como objetivo proporcionar condições para o desenvolvimento infantil, contribuindo para que o estudante construa uma auto-imagem positiva a partir da descoberta de si, do outro e do espaço de convivência. Estimular o interesse da criança pelo processo de transformação da natureza e pela dinâmica da vida social.

No decorrer do ano é utilizado com os estudantes como referencial teórico o material didático que abrange todos os eixos da educação infantil. Além do uso do material, são também desenvolvidas atividades complementares e extraclasses como: brinquedoteca, biblioteca, areia, parquinho, informática, educação física e musicalização.

Pré II

O lúdico nesta faixa etária é essencial, pois incentiva e aprimora a aprendizagem desenvolvendo assim uma pré-alfabetização.

Os estudantes possuem grande habilidade corporal apresentando um bom domínio das atividades motoras. Por esse motivo é trabalhado no Pré II jogos e brincadeiras em equipe, estipulando regras para um bom convívio em grupo, bem como sua independência nas atividades cotidianas.

Os conteúdos desenvolvidos são organizados por eixos: identidade e autonomia, matemática, linguagem oral e escrita, movimento, música, arte, natureza e sociedade.

Ensino Integral

O Brasil tem muito a aprender com os países que hoje são modelo em educação. Aos poucos, no entanto, esta realidade começa a mudar. A opção do período integral significa um alívio para os pais, que cada vez mais precisam trabalhar o dia todo e não conseguem dar o suporte que os filhos precisam para serem bem sucedidos nos estudos.

Os alunos do integral são privilegiados. Contam com apoio pedagógico, orientação para tarefas e estudos e toda a estrutura do colégio (biblioteca, laboratórios de informática e ciências, quadras, parques e outros).

Vantagens do Ensino Integral

a)    Melhora o rendimento escolar.

b)    Libera os pais para o trabalho.

c)    Supre a necessidade de praticar esportes.

d)    Proporciona melhor aproveitamento do tempo ocioso.

e)    Afasta o risco social.

f)     Possibilita a orientação dos estudos e das tarefas.

g)    Oferece orientação nutricional.

h)    Melhora a convivência em família.

i)      Supre a carência de lazer, cultura e acesso à tecnologia.

j)      Desenvolve hábitos de higiene.