Programa Cidadania e Justiça também se aprende na Escola

1º ETAPA - VISITAÇÃO AO FORUM

Na primeira etapa, as crianças visitam o Fórum, onde são recepcionadas no Tribunal do Júri pelo Magistrado designado para atender a escola, um promotor de justiça e um advogado.

Esta etapa consiste numa breve explanação do que faz cada uma das "figuras do direito" e o que acontece nas dependências do Fórum.

Consiste ainda, em um "passeio" pelas instalações do Fórum, passando por algumas secretarias, sala de audiência, gabinete e assessoria dos Juízes, celas, e outros espaços fundamentais, todos, exceto as celas, em período de funcionamento.

Por fim, nesta etapa, abre-se espaço para questionamentos dos alunos sobre as explanações e visitação e as escolas recebem as cartilhas de Cidadania e Justiça, para que os professores possam trabalhar com os alunos participantes.

Esta etapa dura, aproximadamente 2 (duas) horas.

2º ETAPA — VISITAÇÃO À ESCOLA

Nesta etapa, o Magistrado designado para atender a escola, juntamente com um promotor de justiça e um advogado, comparece nas dependências das escolas, para retribuir a visita dos alunos, conversar um pouco sobre as cartilhas e esclarecer eventuais dividam remanescentes dos alunos.  Esta etapa dura, aproximadamente 1 (uma) hora por turma.

3º ETAPA — PRODUÇÃO CULTURAL

Esta etapa consiste em nova visita das crianças ao Fórum, para apresentação de uma produção cultural relativa a vivencia do projeto.

Em Toledo, decidiu-se por seguir a sugestão de realizar um Júri Simulado, conforme sugestão do Manual.

4º ETAPA — REDAÇÃO

Na fase de redação cada aluno, participante do programa, redige uma redação contando a vivência do projeto e as experiências que leva para sua vida.

A escola deve analisar e eleger a melhor das redação para receber medalha de premiação.

A escola deve encaminhar ao CEJUSC de Toledo, todas as redações feitas, para fins de arquivo histórico, bem como, separadamente e identificada, a redação selecionada como vencedora.

5º ETAPA — SOLENIDADE DE ENCERRAMENTO E PREMIAÇÃO

Na solenidade de encerramento, realizada no Tribunal do Júri, devem se fazer presentes:

- O(A) aluno(a) que redigiu a melhor redação, bem como, se possível for, seus responsáveis legais para receber a medalha de premiação.

- O(A) representante da escola para receber a placa comemorativa de participação no projeto.

Aguardando as datas a serem definidas pelo Fórum.