Berçário

A+ A A-

O Colégio Vicentino INCOMAR tem como objetivo proporcionar aos estudantes condições adequadas para o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e social, auxiliando-os em suas necessidades básicas diante do mundo e estimulando-os na ampliação de suas capacidades.

Na rotina do berçário e maternal, as crianças recebem estímulos relacionados à higiene, saúde, alimentação, educação e brincadeiras, em um espaço acolhedor e adequado ao seu desenvolvimento.

Informações importantes sobre o desenvolvimento do bebê.

     Com 2 meses: o bebê responde ao sorriso com um sorriso;

     De 2 a 4 meses: descobre as mãos, começa a brincar com elas e gosta de leva-las à boca;

     De 6 a 4 meses: vira-se sozinho e rola de um lado para o outro;

     De 6 a 9 meses: precisa de espaço no chão, pois começa a se arrastar ou engatinhar.

 

Berçário "A"

O Berçário "A" é um espaço onde o bebê recebe os cuidados e os estímulos necessários ao seu desenvolvimento. Tem como principal objetivo, ajudar a criança a crescer e a se desenvolver garantindo assim o bem estar físico e emocional.

Esta fase é um dos momentos mais significativos para que a criança possa construir suas estruturas mentais, porque toda aprendizagem que ocorrer dependerá, decisivamente, deste estágio de desenvolvimento, construindo a estrutura do mundo e dos objetos a sua volta.
A rotina dos profissionais do berçário é voltada a atender essas diferentes necessidades da criança, tendo como conteúdos os cuidados com higiene, saúde, alimentação, educação, além de brincadeiras e diversão que são requisitos fundamentais no cotidiano deste espaço encantado.
O berçário dispõe em seu ambiente físico: 2 dormitórios; cozinha; sala de amamentação; sala de recreação; ambiente para banho e troca de fraldas.


“O cérebro é capaz de aprender durante a vida toda, mas nenhuma outra fase se compara com esse período fantástico de aprendizado”.

 

Berçário "B"

No Berçário B o processo de aprendizagem ocorre principalmente através do lúdico, sendo esta uma fórmula e estímulo que remete a curiosidade, o prazer, proporcionando à criança novas descobertas.

No Berçário B também são atendidas as necessidades pessoais da criança como: afeto, sono, alimentação, higiene, buscando  desenvolver o uso da linguagem oral, corporal, escrita, plástica e musical permitindo à criança espaço para criar, descobrir, brincar, sonhar, ou seja, “ser criança”.

A sala é ampla e bem arejada tornando-se assim um ambiente acolhedor, o que possibilita que a criança brinque e interaja com outras crianças.